Postagens | Joia Unica !-- Hotjar Tracking Code for www.joiunica.com.br -->

ALIANÇA DE CASAMENTO – ORIGEM E SIGNIFICADO

ALIANÇA DE CASAMENTO – ORIGEM E SIGNIFICADO

aliança de casamento é tida por muitas pessoas como um acessório que simplesmente marca uma pessoa como ” casada”. No entanto, a simbologia desse anel é muito mais profunda desde a antiguidade.

Origem da aliança de casamento

O formato circular da aliança de casamento tem uma representação do ” eterno” ou seja, o circulo não tem FIM. Inclusive a mão escolhida não é por acaso, nos anos de 2800 A.C, os Egípcios já usavam um anel para demonstrar o laço matrimonial, passados 2000 anos, os gregos acabaram sendo influenciados por essa simbologia e acabaram aderindo a essa tradição.

No entanto, os Gregos acreditavam que a aliança de casamento deveria ser usado no quarto dedo da mão esquerda, pois nessa localização tem uma veia que vai diretamente para o coração, desse modo, eles tinham certeza que os sentimentos um pelo outro seriam mais duradouros.

O costume da aliança de casamento então, foi adotado pelos Romanos e até hoje se mantém a tradição.

Naquele tempo, a aliança de casamento era fabricado em ferro imantado, por isso, o povo acreditava que ela atraia o coração para o companheiro para sempre.

Embora, se usa a aliança de casamento no dedo anelar, o casamento Judaico usa no dedo indicador.

Qual é o significado de usar aliança de casamento?

Em Hebraico, o termo aliança quer dizer ” compromisso”, ” pacto”, ” voto” ou ” elo”. A  simbologia da aliança de casamento é unir os noivos.

De acordo com a tradição, os noivos fazem o movimento que colocam a aliança de casamento um no outro. Essa é uma forma clara de dizer sutilmente que à partir daquele momento um pertence ao outro. Antigamente, na era Grega e Egípcia, esse ato demonstrava que um se tornava escravo ou Amo um do outro.

Apesar do costume do uso da aliança de casamento ser tão antigo, da época dos Gregos, Egípcios e Romanos, até hoje ele faz parte de celebrações de matrimônios de diversas religiões, sobretudo as Cristãs.

Todavia, foi à partir do XI que a Igreja Cristã adotou a aliança de casamento como simbologia de união entre os casais.

Depois desse período, o noivado também passou a ser considerado importante, naquela época, a celebração acontecia sempre 12 meses antes do casamento. No entanto, foi somente no século XV que surgiu a primeira aliança de casamento com diamantes.

De lá pra cá, a tradição de usar a aliança continua, no entanto, antigamente as noivas eram muito relacionadas ao dote que na maioria das vezes era negociado entre os pais dos noivos.

Ou seja, não se pode negar o fato de que antigamente, os casamentos também eram considerados ” negócios” para as famílias, pois eles tinham uma espécie de contrato para garantir a segurança econômica do casal.

Hoje em dia, essas transações não existem mais, as pessoas se casam e usam aliança devido sua simbologia e o sentimento que uma nutre pela outra e não porque possuem um trato financeiro entre as famílias. Podemos dizer que houve uma grande evolução nesse sentido.

aliança de casamento é o principal símbolo da eternização de uma relação. Onde ambos escolhem fazer um pacto que envolve união, respeito e amor para constituir uma família e viver de  uma forma harmoniosa.

Mediante a história, é visto que as relações amorosas ganharam um novo espectro, sobretudo da possibilidade de escolha do parceiro para compartilhar a vida. Essa é uma das coisas muito positivas que indicam o avanço da humanidade.

Por isso, nós da ” Jóia Única” queremos fazer parte da sua história oferecendo produtos de qualidade e que representam essa imortalidade que é uma aliança. Entre em contato!

Voltar