Postagens | Joia Unica

ALIANÇA DE CASAMENTO – QUAL É O SEU SIGNIFICADO AO REDOR DO MUNDO

ALIANÇA DE CASAMENTO – QUAL É O SEU SIGNIFICADO AO REDOR DO MUNDO

No latim, aliança é chamada de ” Alligare” que significa ” ligar-se”. É justamente o grande objetivo da aliança de casamento ( Ligar uma pessoa na outra, fazer um pacto), ou seja, indica que duas pessoas estão em união.

O uso da aliança de casamento é um costume muito antigo e atravessa várias gerações, bem como civilizações pelo mundo, eternizar o amor e a união entre duas pessoas com o uso desse símbolo é de lei para muitos povos.

Vamos conferir abaixo, o significado da aliança de casamento ao longo a história!

ALIANÇA DE CASAMENTO NO ANTIGO EGITO

Os Egípcios usavam aliança de casamento para eternizar o amor entre duas pessoas. Os faraós também não ficavam de fora dessa crença, para eles, a aliança era a firmação pública de um contrato entre ambas as partes.

ALIANÇA DE CASAMENTO NA GRÉCIA

Os Gregos gostavam de usar aliança de casamento para demonstrar riqueza, inclusive, a história conta que algumas dessas alianças serviam de chaves dos quartos onde eles guardavam coisas valiosas da família.

Quando encontravam alguém de confiança, eles entregavam essa aliança como prova de amor por aquela pessoa.

Para o povo da Grécia, a aliança era um ato que comprovava  que todos os bens do casal seriam divididos. Por isso, ao serem pedidas em casamento, as mulheres eram erguidas na frente de suas casas em uma cerimônia pública, somente depois disso, a aliança era entregue a ela.

ALIANÇA DE CASAMENTO NO IMPÉRIO ROMANO

Foram os romanos que criaram a regra de usar a aliança de casamento no dedo anelar, pois eles diziam que a veia do amor passava por ali. 

No entanto, alianças também eram comumente usadas pelas pessoas para representar poder, ou seja, não eram somente os casados que faziam uso delas.

ALIANÇA DE CASAMENTO NA CHINA

A cultura chinesa prega que cada dedo da mão representa um membro da família, sendo destacado dessa forma:• Polegares – Pais• Indicadores – Irmãos• Médio – A própria pessoa• Mínimo – Filhos• Anelar – Companheiro

Por isso, a aliança de casamento também é usada no dedo anelar. Além disso, seu formato circular significa que essa união, não tem fim.

ALIANÇA DE CASAMENTO PARA OS CRISTÃOS

No ano de 860 o Papa Nicolau l adotou o anel de noivado como um ato importante para que as pessoas firmassem de maneira pública a sua intenção de casamento.

Para isso, os noivos deveriam usar uma aliança na mão direita, que posteriormente, no casamento ela passaria para a mão esquerda para simbolizar o compromisso definitivo.

Além disso, a aliança de casamento deveria ter gravado o nome do companheiro. Essa é uma tradição que se aplica até hoje.

Percebe-se acima que a cultura do uso da aliança passa por diversos povos, em matrimônios de todo mundo, essa é uma tradição usada para indicar que os noivos possuem um compromisso de união.

Sendo assim, a aliança de casamento ainda é o maior símbolo no matrimônio, é uma jóia que acompanha marido e mulher durante toda a vida. 

Atualmente, existem muitos modelos diferentes e modernos, se você quiser escolher o seu, confira os modelos da ” Jóia Única”.

Voltar