Postagens | Joia Unica !-- Hotjar Tracking Code for www.joiunica.com.br -->

ALIANÇA DE NOIVADO – QUAL É A TRADIÇÃO?

ALIANÇA DE NOIVADO – QUAL É A TRADIÇÃO?

É fato dizer que nos tempos de hoje poucos casais usam aliança de noivado, no entanto, embora essa tradição tenha diminuído, ainda existem famílias que fazem questão desse costume e levam essa celebração de geração em geração.

O noivado é uma fase importante na vida do casal, é  onde ocorre a transição entre o namoro e o casamento, ou seja, é uma ” fase intermediária” onde o comprometimento na relação aumenta quando comparada ao namoro.

Quando um casal está noivo, sabe-se que eles tem o objetivo de avançar na relação, ou seja, casar.

Com relação a isso, existem muitas dúvidas sobre a aliança de noivado, é o que vamos esclarecer à seguir. Confira!

Aliança de noivado – Como usar?

Antigamente, a mulher era pedida em casamento e recebia um anel estilo solitário. O homem, não usava nenhum tipo de aliança de noivado.

O anel solitário é aquele que possui uma pedra central maior, geralmente, é repleto de pedrinhas menores ao redor.

Com o passar dos anos, alguns Países mantiveram a tradição, outros a modificaram. Veja como os casais estão noivando ultimamente:

Aliança de noivado com diamantes, esmeraldas ou Safira

Esse é um estilo muito usual nos Estados Unidos, a tradição entre os homens é pedir a mulher em casamento oferecendo um anel de diamantes. No entanto, algumas preferem anéis de esmeralda.

Aliança de noivado de ouro que passa da mão direita para a esquerda

No País também é muito comum o uso de aliança de noivado de ouro, que posteriormente, é usada também no casamento. Nesse caso, ocorre somente a troca do dedo da mão direita, para o dedo da mão esquerda.

Essa alternativa tem sido uma das mais modernas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, não somente pela simbologia e praticidade, mas também pelo fato dos custos financeiros serem menores.

Além disso, nessa situação, o homem também usa a aliança de noivado e não somente a mulher.

A aliança de noivado é usada na mão direita, além disso, ela não possui a obrigatoriedade de uso constante como a aliança de casamento que é uma 2ª pele, ou seja, ela nunca deve ser tirada.

Como se pode notar, não existe uma tradição única e nem uma verdade absoluta, alguns noivos preferem seguir as regras mais antigas, outros, escolhem uma forma mais moderna e com a cara deles para marcar esse grande dia.

Para que serve a aliança de noivado?

O casamento é data mais esperada pelos casais, sobretudo pela noiva que precisa organizar os preparos. O noivado é justamente uma ocasião onde se estabelece que o matrimônio vai acontecer em um determinado período de tempo.

Nessa fase, as duas pessoas sentem que estão preparadas para assumir um compromisso e a aliança de noivado é uma representativo disso, pois nessa fase, o casal vai tornar pública essa vontade para todos amigos e familiares.

Durante esse tempo de preparo, os dois começam os preparativos para o grande dia, pode ser a constituição de uma casa ou até mesmo da festa de celebração.

Enquanto noivos, o casal usa a aliança de noivado no lado direito e eles passam a apresentar um aos outros como ” Minha noiva” ou ” Meu noivo”, não mais como namorados. Diante disso, as pessoas já sabem que em breve, esse casal se tornará ” marido e mulher”.

aliança de noivado é importante para o casal que resolveu se intitular ” noivos”. O modelo e o estilo do anel é escolhido por eles sem que haja regras específicas para isso.

A Jóia Única possui diversos modelos de aliança de noivado. Confira no site as opções e qualquer dúvida, entre em contato!

Voltar