Postagens | Joia Unica

ALIANÇA DE NOIVADO TEM QUE SER DE OURO?

As pessoas possuem muitas dúvidas com relação a aliança de noivado, isso porque inúmeras crenças foram implantadas pela civilização diante dessa etapa de um relacionamento.

Primeiramente, é preciso explicar que o noivado faz parte da cultura cristã, raramente, essa palavra era mencionada em livros de história pelos povos antigos, embora ela existia na Grécia e também no Egito.

No cristianismo, o hábito do noivado começou no século XV, através do Papa Inocêncio lll que enfatizou que os casais que tinham intenção de casar deveriam tornar isso público. Essa preparação passou a ser chamada de noivado e com ela o uso da aliança na mão direita virou tradição.

COMO É A TRADIÇÃO ANTIGA DA ALIANÇA DE NOIVADO?

O Papa Inocêncio lll era a favor da troca de aliança, ou seja, quando noivos, usavam a aliança de noivado na mão direita e depois que casavam, passavam essa mesma aliança para a mão esquerda.

Essa era a tradição inicial da aliança de noivado, que aliás, perdura até hoje como sendo uma opção.

No entanto, o comércio e as mudanças do mundo fez com que cada povo fizesse suas normas.

Depois de um certo tempo, o anel solitário foi propagado como outra alternativa para se pedir uma mulher em casamento. Opção que aliás, continua sendo usada até hoje em alguns Países.

Nos Estados Unidos por exemplo, toda a mulher que é pedida em casamento, espera ganhar um anel de diamantes do seu pretendente.

Em contrapartida, em noivados que a mulher usa um solitário, o homem não precisa usar nenhum tipo de anel.

Alguns casais optam pela aliança de noivado por ser uma forma mais prática de fazer os votos, além disso, é um jeito de adquirir uma peça mais valiosa, já que ela também será usada após o casamento por ambos.

A ALIANÇA DE NOIVADO TEM QUE SER DE OURO?

Depende do objetivo do casal. Se o intuito é usar a mesma aliança de noivado para o casamento, onde ocorre somente a troca de mão, ela deve ser de ouro.

A aliança de casamento deve ser de ouro, pois ela representa o símbolo da ” imortalidade”.

Alianças de prata são usadas somente para namoro ( compromisso), elas indicam outro estágio da relação.

Agora, se  homem resolver dar um anel solitário para pedir a mulher em casamento, as opções são diversas, sobretudo com pedras topázio, diamantes, safira e outros. Nesse caso, é possível escolher um modelo em prata ao invés de ouro, pois se trata de um anel e não de uma aliança de noivado.

O QUE É MAIS INDICADO: ALIANÇA DE NOIVADO OU ANEL DE NOIVADO?

Na realidade, não existe uma regra, a aliança de noivado é uma tradição, especialmente no seio da família Cristã, além disso, é prática e pode ser uma opção financeiramente mais viável para os noivos.

Trocar a aliança de noivado pelo anel seria ideal para aquele casal cujo o homem quer fazer uma surpresa para a mulher ao pedi-la em casamento.  A peça ficaria como um presente para a noiva, que em muitos casos, é passada e geração a geração.

Em síntese, não importa se a escolha é usar uma aliança de noivado ou anel solitário. Cada casal deve avaliar o que melhor se encaixa no seu perfil, ademais, tem a questão do momento e também das preferências.

A ” Jóia Única” pode te ajudar a escolher uma aliança de noivado ou anel de noivado. Temos todas as opções, as peças são de qualidade e possuem garantia. Conheça o catálogo!

Voltar